O que é SEO

SEO – Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas que visa tornar os sites mais amigáveis para os mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo, etc.). Através de um conjunto de ações é possível alcançar posições melhores nos resultados orgânicos.
Essencialmente, as técnicas de SEO visam posicionar o site em posições de destaque nos resultados orgânicos nos sites de busca.
Entende-se por resultados orgânicos aqueles que não são anúncios – Google AdWords.

Como o SEO ajuda a elevar resultados concretos

A importância de utilizar estratégias de SEO para a sua empresa fica evidente em alguns dados interessantes: constata-se que a primeira posição do Google recebe 18,2% de todo o tráfego, enquanto a segunda recebe 10,1%, a terceira 7,2%, a quarta 4,8% e o restante menos que 2% — estas informações foram confirmadas por um estudo da Relevance.

Isto reforça o quanto é importante aparecer logo nos primeiros resultados como chance de ser mais acessado e, consequentemente, ter seus produtos visualizados antes da concorrência, elevando consideravelmente as chances de conversão destes visitantes em vendas.

Como o SEO pode ajudar sua empresa?

Primeiramente, devemos considerar o SEO como estratégias que surtem efeito de médio a longo prazo, isso porque o SEO é um trabalho contínuo com foco nos pequenos detalhes que envolvem o site da sua empresa.
Cada site tem seu objetivo particular dependendo do seu segmento, por exemplo:

  1. E-commerces

No caso dos e-commerces, normalmente, as estratégias de SEO são utilizadas visando aumentar a venda dos produtos anunciados no site. Para esse tipo de segmento, o trabalho de SEO é muito mais árduo e constante, considerando que um site e-commerce contém centenas de páginas de produtos diferentes, com especificações diferentes e ofertas diferentes.
Quanto mais páginas indexadas em um site, maior devem ser os esforços de SEO, e no caso de um e-Commerce, existe uma quantidade bem grande de páginas indexadas.

  1. Blog

No caso dos blogs, o objetivo final é gerar tráfego qualificado e fazer com que os conteúdos sejam consumidos e compartilhados. Nesse caso, cada blog é direcionado a um segmento e personas diferentes, o foco é trabalhar as palavras-chave dentro dos conteúdos produzidos, para melhorar o posicionamento orgânico, e consequentemente, trazer mais leitores e seguidores para o seu blog.

  1. Institucional

Quando a empresa possui um site que não é propriamente um e-commerce, o objetivo é gerar tráfego qualificado que resultarão em possíveis leads para a equipe comercial trabalhar.
O site funciona como uma espécie de intermediador entre a empresa e seus futuros clientes. Através do site é possível saber mais informações sobre a empresa, como sua história, clientes, parceiros, serviços prestados, detalhes de contato, etc. Para gerar tráfego para um site institucional, normalmente trabalha-se o SEO nas estruturas do site, em seus conteúdos, e na construção de um blog com conteúdos voltados ao tema de relação com o segmento.

Acesso ao E-mail